Acompanhamento e Orientação Acadêmica

Inclusão na UFV

logo

A UFV oferece atendimento especializado, auxílios e recursos aos estudantes com baixa visão, cegueira, surdez, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Esse atendimento é realizado pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI), que conta com o apoio da Divisão Psicossocial e da Divisão de Saúde da UFV.

O que e onde fazer?

Se você necessita do atendimento especializado, de auxílios ou de recursos, deve formalizar seu pedido na Secretaria Geral de Graduação (sala 104, no primeiro andar do Edifício Arthur Bernardes), apresentando o Formulário de Solicitação de Atendimento Especializado, Auxílios e Recursos, devidamente preenchido. Além disso, deve levar o Relatório ou Laudo Médico/Psicológico, que comprove a sua deficiência ou condição especial.

A UFV assegura o direito à inclusão!

Saiba mais sobre a UPI

>> Campus Rio Paranaíba 

A UFV oferece atendimento especializado, auxílios e recursos aos estudantes com baixa visão, cegueira, mobilidade reduzida, surdez, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Esse atendimento é realizado pela Subcomissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UFV/CRP – instância subordinada à Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Ensino da UFV – que atua no intuito de minimizar barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e de comunicação.

O que e onde fazer?

Se você necessita do atendimento especializado, de auxílios ou de recursos, você deverá, como primeiro passo, apresentar as dificuldades enfrentadas à coordenação do seu curso para que seja estruturado um plano de estudo adequado ao seu perfil e também para que sejam realizadas adaptações metodológicas, que serão acompanhadas ao longo do semestre letivo.

Você deverá formalizar sua solicitação de Atendimento Educacional Especializado na Secretaria de Graduação, localizada na sala BBT 219, mediante abertura de processo. Para abrir esse processo é necessário a apresentação do Formulário Formulário de Solicitação de Atendimento Especializado, Auxílios e Recursos preenchido e assinado pelo estudante, o histórico escolar simples e o Relatório ou Laudo Médico/Psicológico, original e recente, que comprove a sua deficiência ou condição especial.

Caso você necessite de Atendimento Educacional Especializado é importante que você formalize essa solicitação tão logo comecem as aulas. Alertamos também que a continuidade do atendimento educacional especializado deve ser solicitada a cada semestre, até a terceira semana de aula.

A UFV-CRP assegura o direito à Inclusão!

Saiba mais